Revista Novos Dialogos Suburbanos Revista Novos Dialogos Suburbanos

Expediente

Revista Novos Diálogos Suburbanos

Publicação bimestral

Responsável: INSTITUTO 215 – Associação Cultural de Estudos Contemporâneos
Rua da Assembleia 10/ 1602-parte CEP 20011-901 Centro – Rio de Janeiro RJ

 

Conselho curador:

Alyne Fernanda Cardoso Reis
Arquiteta e urbanista, especializada em Conservação e Restauro de Bens Patrimoniais, Mestre em Patrimônio, Cultura e Sociedade – UFRRJ (2020). Atuante com pesquisas acerca de territórios de maioria afrodescendente e equipamentos urbanos dos Subúrbios do Rio de Janeiro. Doutoranda em Urbanismo pelo PPGAU/UFBA

Antônio José Pedral Sampaio Lins
Mestre e Doutor em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ. Autor do livro “Cidade Híbrida: Contribuição para uma teoria das periferias urbanas no Brasil e co-autor de “150 anos de Subúrbio Carioca”

Flávio Lima Ferreira
Geógrafo, compositor e produtor cultural. Fundador e diretor da Casa do Artista Independente (CASARTI), centro cultural com quase 20 anos de existência em Cordovil.

Gabriel da Silva Vidal Cid
Doutor em Sociologia, mestre em Planejamento Urbano e Regional, coordena o grupo de pesquisa Arte, Cultura e Poder (CNPq) e tem interesse nos temas Políticas Culturais, Memória Coletiva e Patrimônio Cultural.

Leopoldo Guilherme Pio
Doutor em Ciências Sociais – PPCIS/UERJ, professor no Departamento de Saúde Coletiva da Uni Rio, líder do grupo de pesquisa “Ciências humanas, Saúde e Sociedade”. Pesquisador do Laboratório de Antropologia dos Espaços e Lugares (LAARES/IFCS/ UFRJ).

Luiz Claudio Motta Lima
Professor, geógrafo suburbano. Mestre em Geografia (Departamento de Geografia UERJ, 2006), um dos organizadores do cineclube Subúrbio em transe. Desde 2002 ministra oficinas de audiovisual para alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. É um dos diretores e orientador do Documentário Alma Suburbana. Também participa de realizações audiovisuais independentes suburbanas.

Luiz Paulo Leal de Oliveira
Arquiteto & Urbanista, Mestre em Urbanismo pelo PROURB/UFRJ e arquiteto do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Doutorando do Programa de Pós-graduação da Escola de Arquitetura e Urbanismo-PPGAU/UFF, recebeu em 2017 o “Prêmio Mauricio Abreu” de melhor dissertação concedido pelo Instituto Pereira Passos.

Márcio Piñon de Oliveira
Doutor em Geografia Humana pela USP, foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Professor da UFF, coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas (NEURB-UFF) e pesquisa a Geografia Urbana do Rio, suas políticas, a cidade e a cidadania.

Maria Celeste Ferreira
Mestre em História/UERJ com Especialização em História, Patrimônio e Cidade (UNICAM/Iuperj-2015),  professora nas  redes municipal e  estadual do Rio de Janeiro.  Membro do coletivo IHGBI – Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá

Rachel Gomes de Lima
Doutora em História pela UFF, mãe de dois, professora da UCAM. Integra o projeto História Social das Propriedades e Direitos de Acesso e o coletivo Engenhos de Histórias, com pesquisas voltadas para a história do subúrbio carioca.

Rafael Mattoso
Mestre em História Comparada pelo PPGHC/UFRJ e doutorando da linha de pesquisa em História da Cidade e do Urbanismo do PROURB/UFRJ. Colunista da Veja Rio e da Rádio Roquete Pinto e autor e organizador do livro “Diálogos suburbanos, identidades e lugares na construção da cidade”. Integrante do coletivo Engenhos de Histórias e coordenador do Viradão Cultural Suburbano.

Sandra Maria Côrrea de Sá Carneiro
Pós-doutora e professora de antropologia do programa de pós-graduação em Ciências Sociais PPCIS/UERJ. Com experiência em antropologia urbana, voltou seus estudos para a cultura popular, coletivos e identidades suburbanas.

Teresa Guilhon Barros
Designer e Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas/ RJ. Atualmente é diretora executiva do Instituto 215, onde atua desde 2009 coordenando a produção e gestão de projetos de formação nas áreas de Cultura, Arte e Educação, como a Festa Literária das Periferias (FLUP) e Universidade da Quebradas. É sócia-fundadora da empresa Trilha da Inovação – Projetos Tecnológicos e Educacionais.

 

Ficha técnica

Gestão: Instituto 215

Coordenação executiva: Teresa Guilhon Barros

Administração: Sandra Cordeiro

Diagramação/ Editoração eletrônica: Trilha Projetos

Revisão: Luciana Pimentel (n°1)/ Nilson Bulhões (n°2)

Assistente de produção: Maria Clara Salvador

Interface virtual: Rafael Ortman

 

Comissões editoriais:

Cultura e Sociabilidades Suburbanas

Alyne Fernanda Cardoso Reis

Rafael Mattoso

Sandra Maria Côrrea de Sá Carneiro

Espacialidades Suburbanas

Antônio José Pedral Sampaio Lins

Márcio Piñon de Oliveira

Rachel Gomes de Lima

Educação nos subúrbios

Flávio Lima Ferreira

Luiz Claudio Mota Lima

Maria Celeste Ferreira

Patrimônios Suburbanos

Gabriel Cid

Leopoldo Pio

Luiz Paulo Leal de Oliveira

 

Projeto Diálogos Suburbanos

Coordenação geral: Teresa Guilhon Barros e Rafael Mattoso

Editora de imagem: Kita Pedroza

Arte: Carolina Costa

 

Contato: dialogossuburbanos@gmail.com